PALAVRA DO PATROCINADOR

    
    

O catálogo raisonné do Leonilson materializa o trabalho que a Fundação Edson Queiroz desenvolve desde que foi fundada. Nele constam 20 anos de trabalho do Projeto Leonilson e servirá como base para pesquisas no campo das artes para quem quiser acessá-lo. Ademais, vale lembrar que este será o primeiro do gênero dedicado a um artista brasileiro contemporâneo. Contamos com o apoio da irmã do artista, Ana Lenice Dias, que tornou tudo possível. Haverá artigos de estudiosos de suas obras, dados biográficos, dados complementares como participações em exposições nacionais e internacionais, itens pessoais, além das obras reproduzidas em fotografia com informações de título, data, técnica e dimensões. Este incentivo dá continuidade ao expressivo movimento do Espaço Cultural Airton Queiroz no que se refere à valorização da arte, principalmente dos artistas locais. Leonilson é um desses grandes nomes que fizeram história e que merecem ter suas obras celebradas por todas as gerações. Sua intensidade, aplicada magistralmente ao seu trabalho, derruba qualquer barreira compreensível. Acredito que cada vez que evocamos sua figura é como se lançássemos um novo olhar. Sua obra nunca é a mesma. Mutável como ele.

Chanceler Airton Queiroz
Fundação Edson Queiroz

   
      
 

CATÁLOGO RAISONNÉ - LEONILSON

    
    

Com patrocínio da Fundação Edson Queiroz a publicação será lançada em 2017
Resultado de mais de 20 anos de pesquisa, o catálogo raisonné da obra de José Leonilson (Fortaleza, 1957- São Paulo, 1993), está em produção com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2017.
O catálogo raisonné, patrocinado pela Fundação Edson Queiroz, é desenvolvido pelo Projeto Leonilson, e tem assessoria de produção da Base 7.
A publicação será composta de informações da obra, bibliografia relacionada, exposições, eventos e a biografia do artista; em edição bilíngue, dispostos em 3 volumes. Trata-se do primeiro catálogo raisonné de um artista contemporâneo falecido a ser lançado no Brasil, e será uma ferramenta única para pesquisadores, mercado de arte e instituições.
O catálogo raisonné será lançado simultaneamente à abertura de uma exposição no Espaço Cultural Unifor, em Fortaleza, com a possibilidade de itinerância em outras cidades.

Ações paralelas

Antes do lançamento da publicação impressa, duas grandes ações preparatórias foram realizadas:
- No dia 09 de dezembro de 2015 foi realizado no auditório do MAM-SP uma mesa redonda, com a presença de críticos, artistas e amigos de Leonilson, que discutiu, entre outros assuntos, o processo e temas envolvidos na produção de um catálogo raisonné de um artista contemporâneo. As questões levantadas e discutidas colaboraram para a estrutura, composição, disposição e eficiência das informações no catálogo raisonné.
- A partir de 2016 um inventário de obras com imagem e dados básicos (titulo, data, técnica, dimensões) está disponível ao público, através do site do Projeto Leonilson (Menu – Leonilson – Inventário de obras)


© Copyright - Todos os direitos reservados - Projeto Leonilson